Vozes das Mulheres Hakka


Durante a epidemia, como uma pessoa de teatro que trabalha com o público todos os dias, de repente tive umas raras e tranquilas férias. No entanto, as notícias que continuei lendo me deixaram frustrada e inquieta com o que estava acontecendo no mundo.


Em 2018, quando fui ao Brasil para participar do Solos Ferteis, criei um grupo chamado HaHaHaKKa Family. Em julho de 2021, alguém me pediu para pensar em algo que pudéssemos fazer juntas. Então, sugeri que lêssemos um poema da poetisa Hakka Chang Tian-Wan Espere um momento, querido Sol, em cada uma de nossas próprias línguas. Quando lemos a última frase 'Espere um momento, querido Sol. Espere que eu faça uma tocha, e deixe-me iluminar o caminho de casa de mamãe e papai'. Todas ficaram muito animadas. Elas sentiram que seu poder estava se expandindo positivamente para todos os cantos do mundo em fúria epidêmica.

Voices of Hakka WomenEm 2022, fui ao Odin Teatret participar do TRANSIT 10. Apreciamos o momento do encontro e percebemos a impermanência do mundo de amanhã. Fui inspirada a selecionar poemas de seis poetisas Hakka. Cada um foi traduzido para inglês, francês, espanhol, português e mandarim e convidei mais mulheres Magdalena para se juntarem ao projeto para ler e gravar esses poemas.

Em setembro de 2022, Suzon Fuks e seu marido James Cunningham vieram a Taiwan para filmar 'Vozes das Mulheres Hakka', inspirados por essas leituras de poesia. Levei-os para visitar as aldeias Hakka, conhecer poetisas e artistas Hakka e provar o chá e a culinária Hakka. Lembrei-me de minha própria surpresa ao visitar as aldeias Hakka em 1995. Esperava que Suzon e James representassem sua própria surpresa por meio de vídeos e que a centelha da colisão cultural enriquecesse as cores tradicionais de Hakka.

Sempre que compartilho histórias de Hakka com Magdalenas, elas compartilham coisas semelhantes que encontraram. Através das vozes femininas de Hakka, reunimos a luz de artistas mulheres de todos os cantos do mundo para iluminar o mundo sombrio com brilhos frágeis.

Por Ya-Ling Peng
Uhan Shii Theatre, Taipei, Taiwan
25 de novembro de 2022

Tradução Janaina Matter

Voices of Hakka Women

Voices of Hakka WomenVoices of Hakka Women