Fronteiras em Movimento

modos de criação e organização no Projeto Magdalena


Caras Magdalenas,

É um enorme prazer compartilhar com vocês o lançamento do meu livro Fronteiras em Movimento: modos de criação e organização no Projeto Magdalena. Como muitas de vocês sabem, este livro é parte do meu doutorado em teatro e foi escrito ao longo de quatro anos (2009-2013), durante os quais realizei entrevistas e participei de encontros, festivais, workshops e performances em eventos Magdalena em vários países e organizei quatro edições do nosso festival Vértice Brasil. Mas acima de tudo ele é resultado da minha paixão pela Rede Magdalena e da inspiração que cada uma de vocês proporciona a tantas mulheres.

Marisa NaspoliniEste livro traz a minha visão particular sobre o projeto e analisa alguns processos criativos apontando para a diluição de fronteiras entre linguagens, culturas, gêneros, geografias e línguas. Ele também foca nas características da organização em rede, como horizontalidade, corresponsabilidade, autorregulação e pertencimento.

Eu preciso dizer que a morte de Lucia Sander no mês de maio me tocou profundamente e acelerou a decisão de publicar imediatamente, como minha forma de contribuição pessoal para a celebração dos 35 anos do Projeto Magdalena. Abri mão de atualizações conceituais eternamente adiadas e assumi que se trata de um material que tem as marcas do tempo em que foi escrito.

Eu acredito que, mais do que nunca, é preciso apostar na força das redes criativas e solidárias – que valorizam a dimensão afetiva em suas práticas políticas, artísticas e sociais - e reforçar o papel das mulheres na micropolítica cotidiana, que promove as pequenas grandes transformações.

Próximo passo? Publicar em inglês. Estou buscando oportunidades! Sou muito grata pela existência de vocês.
Com amor, Marisa.

P. S. Por enquanto o livro está disponível para compra exclusivamente no site da editoradialetica.com website. Em breve estará disponível em diversas plataformas, como amazona, submarino e outras.

Frontieras Em Moviemento