Notícias de Julia Varley
Sábado, 26 de novembro, devolvi a chave do Særkærparken 144, Holstebro, Dinamarca.
Nordisk Teaterlaboratorium-Odin Teatret, o teatro onde cheguei em 1976, não é mais minha casa.
Com Odin Teatret e Eugenio Barba, deixo oficialmente o Nordisk Teaterlaboratorium em 1º de dezembro de 2022.
Minha base ainda será Holstebro como parte do Odin Teatret, Transit Next Fórum e Fondazione Barba Varley. Agora tenho três identidades e novos endereços de e-mail. Para continuar suas atividades e apresentações de forma autônoma na Dinamarca e no exterior, o Odin Teatret foi 'fundado' novamente como uma associação em 4 de novembro de 2022. A associação nos dá a estrutura oficial e legal para apresentar nosso trabalho.
Meu escritório/camarim na NTL foi completamente embalado e enviado para o Arquivo Vivo Ilhas Flutuantes em Lecce, Itália, como parte de um dos projetos da Fondazione Barba Varley. Será reconstruído exatamente, acompanhado de histórias contadas através de som, filme, imagens 3D. As memórias de todos estes anos vão ainda contribuir para dar cor à sala onde tanto trabalhei.
Estou indo agora para a Argentina, Uruguai e Brasil para fazer 3 demonstrações e dar palestras e workshops. Em janeiro tenho uma turnê com AS BORBOLETAS DE DOÑA MUSICA no México, em fevereiro AVE MARIA na Índia e UM PERSONAGEM QUE NÃO PODE MORRER na Itália, em março preparação do ISTA/NG na Hungria que acontece em maio e O TAPETE VOADOR na Holanda e outras demonstrações na Bélgica, e assim por diante! Estou planejando as atividades de Magdalena/Odin para que eu possa manter vivas todas as minhas apresentações. Insisto no meu trabalho como atriz, porque é a base em que me apoio para fazer todo o resto.
A produção conjunta do Odin Teatret TEBES EM TEMPOS DE FEBRE AMARELA foi apresentada pela última vez em 19 de novembro de 2022 no Théâtre du Soleil em Paris. Eugenio Barba já pensa em dirigir um novo espetáculo com o Odin Teatret, por enquanto chamado TEBES DEPOIS DA FEBRE AMARELA. Também estarei trabalhando em um encontro de personagens que se recusam a morrer com suas atuações.
Derramei todas as minhas lágrimas em 2021, agora estou maravilhada com a rapidez com que a vida restabelece sua determinação de seguir em novas direções.
Claro que toda essa transformação está gerando uma montanha de trabalho extra. Novos endereços de e-mail, novos sites e redes sociais, novo endereço postal, nenhuma estrutura de apoio com escritório e pessoas ajudando, e muita gente pedindo notícias e projetos… Tudo leva tempo. Como Zofia Kalinska disse durante um festival Magdalena anos atrás: podemos fazer tudo, mas não hoje.
Em breve informações para o Transit Next Fórum em 2023, para o Festival Transit em 2025, e novas publicações do “The Open Page”.
Ansiosa por futuros encontros no âmbito do Magdalena Project, Transit Next Fórum, Odin Teatret e Fondazione Barba Varley.
Júlia
Traduzido por Janaina Matter