OCUPAÇÃO MAGDALENA VILA ITORORÓ 2019

Encontro Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas
17 September 2019 to 19 November 2019
Venue: 
Vila Itororó, São Paulo
Country: 

 

O C U P A Ç Ã O M A G D A L E N A

TRADIÇÃO E RUÍNAS

 

Encontro Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas

Vila Itororó // São Paulo // set-nov // 2019

performances - instalações - workshops - exposições – vídeos – rodas de conversa – demonstrações de trabalho

Documentation:

 

Ocupação MagdalenaResidência artística ligada ao The Magdalena Project – uma rede dinâmica e intercultural de mulheres no teatro e na performance.

Este encontro é focado na produção artística feminina nas artes cênicas. Nasce da urgência e necessidade de criar espaços para que mulheres de diferentes culturas e atividades artísticas possam trocar ideias e propostas e se fortalecerem mutuamente na expressão de suas vozes.

Tem como objetivo propiciar um tempo e espaço para o encontro e intercâmbio entre mulheres artistas, valorizar a contribuição feminina na pesquisa e na criação artística

A Vila Itororó é um espaço fértil para criar ações e reflexões com as vozes das mulheres artistas dialogando com este momento de transição entre construção e ruínas com as pessoas que transitam na mesma e no entorno.

Idealizada pela atriz e artista visual Thaís Medeiros e organizada pelo Coletivo Galeria Gruta e Instituto Goethe São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

“Quando entrei na vila Itororó eu vi as ruínas e as ruínas de fora também espelhavam minhas ruínas internas. E a potência e a beleza das ruínas externas também revelavam a potência e beleza das ruínas internas.

Quanta história existe em uma ruína?

Como restaurar, recuperar o que está se dissolvendo em pedras?

Voltei passados dois anos e me vi entre as ruínas e a construção/restauração da vila…

Quanta história pode ser sonhada e contada nas ruínas em construção?

Vila Itororó… Um canteiro aberto… Tudo aqui está em construção: seu passado suas histórias contraditórias, suas ruínas, suas memórias...

um espaço em construção assim como o espaço das vozes das mulheres artistas do passado e do futuro, crescemos em meio às tradições de invisibilidade, nas ruínas destas violações, crescemos em terrenos cultivados e tomamos posse dos nossos corpos e de nossas vozes e atravessamos essas fronteiras e nos superamos, nos restauramos... Tudo em nossas vozes está em constante construção e em expansão

Restaurar

Recuperar a posse ou o domínio de alguma coisa perdida nas tradições e ruínas...

Esta ação/residência é um convite às mulheres artistas para criar um espaço/tempo entre tradição e ruínas no canteiro aberto da Vila Itororó com suas vozes o seu fazer artístico.

Em tempos de crise, retrocessos, torna-se urgente provocarmos encontros para ocupar os espaços para nos expressarmos, nos nutrirmos, nos inspirarmos. Encontros estes que nos incitam a ocupar nossos corpos e sonhos para nos deslocarmos em um tempo/espaço poético.

Thaís Medeiros – diretora artística Ocupação Magdalena

 

informações:

site: https://galeriagruta.com/

instagram: https://www.instagram.com/galeriagruta/

facebook: https://www.facebook.com/galeriagruta/

Ocupacao Magdalena 09112019Ocupacao Magdalena 10112019

Ocupação Magdalena Vila Itororó 2019

 

Posted by: