II PretAção - Mostra de Mulheres Pretas

Quero expressar o meu contentamento em compartilhar um pouco das minhas práticas nesse espaço, pois as vivenciais com a Rede Magdalena me atravessam profundamente, gratidão a todas.

A minha inquietação em prol ao fortalecimento da representatividade negra no teatro pernambucano e a construção de uma visibilidade positiva das mulheres negras diante do racismo estrutural no Brasil, representam a minha força motriz. Atrelado a isso, para impulsionar ainda mais essa força, vivo experiencias que possam estruturar a organização dos meus passos para as realizações das minhas práticas artísticas. Por isso as oficinas, demonstrações de trabalhos, compartilhamento de processos e a participação do espetáculo “A Receita” nas mostras e festivais de mulheres ligados a Rede Magdalena, possibilitou-me reunir forças para criar ações concernentes a novas narrativas para as mulheres negras. E a “Oficina de Escrita para Mulheres Negras- Quebrado o Silencio” e a “Mostra PretAção- Mostra de Mulheres Pretas”, são frutos colhidos nessa caminhada de “esperança e ação”. Em tempo: A “Oficina de Escrita...” foi criada a partir do encontro criativo com Amaranta Osório e Ya- Ling Peng, após a realização da oficina ‘Breaking the Silence - Ritual Through Memory” no 9 Festival Transit de 2019.

A “Oficina de Escrita para Mulheres Negras- Quebrado o silencio”, aconteceu de 15 a 17 de novembro de 2019, de 14h as 18h no Espaço O Poste Soluções Luminosas @espacooposte no corredor cultural da grande Recife, banhado pelas águas da Oxum e assentado em uma das encruzas mais formosas da cidade.

Um encontro que propõem a “volta para casa” e o resgate da memória ancestral, um exercício em busca da descoberta das potencialidades da escrita criativa, afetiva e poética das mulheres negras que experimentaram durante todo o processo da oficina diversos estímulos para a descrição/criação de suas narrativas e relatos.

Ao mesmo tempo em que Pernambuco possui uma efervescência de ritmos oriundos da matriz africana, nos deparamos com a “herança” de ter sido o último Estado a abolir a escravidão. Esse fato/ fardo gera consequências em diversos extratos sociais e não seria diferente para a nossa vivência. Por isso muitas vezes tocamos em feridas que não cicatrizam, como: Qual a posição da mulher negra no nosso país? Quais lugares de poder ela ocupa? Quais violências elas sofrem? Qual o seu grau de invisibilidade e silêncio?

Acordar a consciência da mulher negra para o exercício da escrita é reestruturante, pois os índices sociais relacionados a essas mulheres na nossa sociedade racista são desanimadores e nem de longe conseguem dimensionar todas as esferas e camadas do imaginário desse feminino, por isso a necessidade da “Quebra do Silêncio” considerando também o ato da escrita como uma ação de autocuidado e apoderamento.

A mostra “PretAção – Mostra de Mulheres Pretas”, é uma mostra de teatro, dança-teatro e performances variadas, onde se visibiliza positivamente a mulher negra. De forma inédita a ação busca suscitar a reflexão do que é ser artista, afirmando que a negritude nunca foi empecilho e investindo na pluralidade de vivências e características de cada uma dessas mulheres. O projeto acontece no mês de julho, e a programação é composta por atrações de artistas locais e de outros estados em comemoração ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola no séc. 18 que resistiu junto as comunidades negras e indígenas a escravidão.

Representatividade é o foco das participantes do projeto “PretAção”, assim como o enfrentamento do preconceito e de toda forma de violência sofrida pelas mulheres negras. Por isso a importância da realização do projeto, a primeira mostra de mulheres negras do estado de Pernambuco, que visa a equidade, praticando o respeito e a igualdade de direitos. A mostra convida seu público a lançar um novo olhar sobre as artes, prestigiando o trabalho das atrizes que reinventam as representações de si e da sua ancestralidade.

A Mostra é coordenada pelas atrizes Naná Sodré e Agrinez Melo do grupo O Poste Soluções Luminosas, grupo que também apoia o evento em parceria com as atrizes participantes e artista da cena pernambucana.

Na programação além de espetáculos e performances, temos também rodas de diálogos e fóruns com enfoques variados acerca do trabalho das atrizes (os temas geradores dos seus processos criativos), economia criativa e as ações afirmativas para a negritude.

O Projeto também contribui com a democratização do acesso aos produtos culturais garantindo o acesso aos espetáculos e performances pelo venda de ingressos a preços simbólicos e contamos também com arrecadação de alimentos não perecíveis , que são doados para artistas e/ou instituições que trabalham em prol do empoderamento da mulher negra e contra a violência.

As atrizes participantes e suas performances na PretAção I: Aline Gomes - performance “Mãe Maria”, Brunna Martins - performance ”De Corpo”, Camila Mendes - performances “Kamis” e “Nos”, Érika Nery - performance “Dandara”, Jhanaina Gomes - espetáculo “Mi Madre”, Odailta Alves - performance “ Paz”, Naná Sodré - espetáculos “A Receita” e “Ombela”, Yasmmyn Nejaim - performance “Nada mais me deixará calada” e Agrinez Melo - espetáculo “Histórias Bordadas em Mim” e “Ombela”.

No último dia de apresentações dedicamos a Mostra a atriz Ruth de Souza pelo seu legado e representatividade no Teatro Brasileiro, Ruth faleceu no mesmo dia de encerramento da mostra... somos as sementes de Ruth.

PretAçao 2020A mostra “II PretAção – Mostra de Mulheres Pretas”, realizou a sua segunda edição em julho de 2020 de forma virtual e compacta (instagram @oposteoficial e Google Meet), adaptando seu formato sem perder a essência. Uma estratégia de resistência ao racismo estrutural, a falta de políticas públicas mais consistentes no combate a desigualdade e a inoperância dos órgãos competentes diante da situação de pandemia, ou seja,” Nós por nós” é assim que nos definimos por aqui, é assim que as mulheres negras pobres se definem por aqui, então se não há condições de realizar uma mostra de mulheres presencialmente, façamos com o que temos para continuarmos vivas!!. Pois num pais que a cada 23 min. um jovem negro é morto, e onde morre 71% mais mulheres negras do que não negras, estarmos juntas de qualquer maneira é um ato de resistência... resistir para compartilhar saberes, resistir para construir redes, resistir para deixar sementes, resistir para abrir mentes e janelas da consciência, resistir para encorajar minha filha Luana, resistir para manter meu quilombo urbano ( O Espaço O Poste Soluções Luminosas em Recife), resistir para fortalecer o meu grupo (O Poste @espacooposte ) e para intercambiar com outras resistências , sim, somos muitas e isso é fortalecedor.

E com esse exercício de resiliência começamos a II PreTação!

No dia 23/07 as 19h, realizamos a “Abertura Preta” onde compartilhamos um painel sobre as ações da mostra. E nesta edição a nossa homenageada foi a atriz Roberta Silva pela sua existência resistente na construção de novas narrativas no teatro pernambucano, pois Roberta ecoa vozes, ressignifica espaços e potencializa a representatividade das mulheres pretas na arte, foco da mostra PretAção. A atriz participou de uma LIVE na noite de 24/07 as 19h.

Realizamos um fórum intitulado “Novas Narrativas Negras” que tem como objetivo o compartilhamento de reflexões acerca da criação de uma realidade sem estereótipos, desconstruindo o imaginário de uma visão colonial e racista para que novas narrativas sejam partilhadas. Nós podemos contar as nossas próprias narrativas. O fórum aconteceu no dia 24/07 as 14h.

As performances apresentadas também versaram sobre novas narrativas pretas relacionadas aos nossos corpos, performamos 15 minicontos eróticos do livro “Pretos Prazeres” da escritora e ativista Odailta Alves, 12 atrizes partilharam a sexualidade livre e saudável apresentada na obra, sem a objetificação histórica a qual o corpo negro é exposto. A LIVE teve a duração de 3 horas e aconteceu no dia 25/07 as 17h.(@oposteoficial)

As atrizes participantes e suas performances na PretAção II : Brunna Martins - ”Fogueira da Paixão”, Jhanaina Gomes - “O Sex Shop”, Naná Sodré - “As Frutas”, Agrinez Melo - “Percussão”, Gheuza Sena – ”O Sex Shop”, Keké Kerubina-”A vizinha”, Nathaly Gomes -“Aniversário”, Maria Costa - “Lilith “,Monique Sampaio- “O homem da relação”, Anna Carolina -“Frígida”, Sonia Christnak –“A Técnica”.

Na realização da Mostra PretAção contamos com a parceria fundamental de uma rede de mulheres(da qual também faço parte), a Rede de mulheres Afrocentradas de Pernambuco @redeafrocentrada, composta inicialmente por 06 mulheres negras artistas de diversos coletivos e ligadas de alguma forma as ações do grupo O Poste e seu espaço, a rede tem como objetivo acolher mulheres artistas, fomentando espaços de fortalecimento, afirmando e disseminando seus trabalhos. Hoje a rede é formada por 23 mulheres de diversas áreas, compondo uma grade de ações de fortalecimento da mulher negra na sociedade e na luta antirracista. A rede apoiou realizando o registro da mostra (foto e vídeo), na organização da divulgação, criação/colaboração na programação visual e participando das performances apresentadas.

A Mostra é realizada de forma colaborativa, todas as mulheres envolvidas participam ativamente na medida do possível de todas as ações desenvolvidas, para que o sentido de pertencimento, propriedade e irmandade seja estabelecido.

Juntas somos mais fortes na criação de novas narrativas.

Axé pra nós!

Nazaré (Naná) Sodré da Silva
Recife, Brazil

 

 

 II PreTação- Mostra de Mulheres Pretas de Pernambuco 2020