Festivais

Festivais Magdalena são manifestações físicas da rede, onde participantes de todo o mundo se encontram para compartilhar e trocar seus trabalhos, colaborar, treinar, discutir.

Transit poster

Desde que o primeiro Festival Magdalena foi organizado por Jill Greenhalgh em Cardiff em 1986, mais de 100 festivais foram realizados em todo o mundo. Os festivais são organizados por grupos autônomos locais, sob o nome de Projeto Magdalena, iniciados por aqueles que já participaram de outros festivais Magdalena e se inspiraram para criar algo em seu próprio local. Os organizadores locais são responsáveis ​​pela programação, planejamento, publicidade e financiamento do festival. Visite a seção de arquivos deste site para obter a documentação de todos os festivais anteriores de Magdalena e outros encontros e reuniões.

Ao longo dos anos, o conceito de festival “Magdalena” foi evoluindo, baseado na criação das melhores condições possíveis para a partilha e apresentação de trabalho: organização, acomodação e padrões técnicos tão elevados quanto possível, bem como uma programação cuidadosa.

Um festival típico de Magdalena inclui:Desde que o primeiro Festival Magdalena foi organizado por Jill Greenhalgh em Cardiff em 1986, mais de 100 festivais foram realizados em todo o mundo. Os festivais são organizados por grupos autônomos locais, sob o nome de Projeto Magdalena, iniciados por aqueles que já participaram de outros festivais Magdalena e se inspiraram para criar algo em seu próprio local. Os organizadores locais são responsáveis ​​pela programação, planejamento, publicidade e financiamento do festival. Visite a seção de arquivos deste site para obter a documentação de todos os festivais anteriores de Magdalena e outros encontros e reuniões. 

Ao longo dos anos, o conceito de festival “Magdalena” foi evoluindo, baseado na criação das melhores condições possíveis para a partilha e apresentação de trabalho: organização, acomodação e padrões técnicos tão elevados quanto possível, bem como uma programação cuidadosa.

Um festival típico de Magdalena inclui:

• performances, workshops e apresentações de trabalho de mulheres fazedoras de teatro locais e internacionais;
• abertura e encerramento em "rodas de conversa" onde todas as participantes têm a oportunidade de dizer algo;
• fóruns de discussão sobre o tema do festival e outros tópicos relevantes;
• forte participação de mulheres e grupos culturais locais;
• oportunidades de networking informal, como refeições compartilhadas, acomodação compartilhada, viagens de ônibus;
• atividades complementares, como exposições de arte e visitas à comunidades.

Multicidade  Solos Ferteis

Artistas convidadas geralmente participam plenamente durante todo o período do festival, em contraste com o modelo de festival comercial, onde os artistas voam para suas apresentações e partem imediatamente após. O Projeto Magdalena é uma rede, e a rede não pode ocorrer quando as artistas estão lá apenas pelo tempo necessário para apresentar seus trabalhos. Assistindo às apresentações umas das outras, participando juntas de discussões e compartilhando refeições e acomodações, as artistas convidadas (locais e internacionais) e participantes têm a oportunidade de um intercâmbio significativo.

Cada festival é diferente, mas normalmente as participantes têm a oportunidade de comprar um passe completo, que pode incluir acomodação e refeições, bem como entrada para todos os eventos do festival. Isso varia de acordo com os recursos e condições de cada festival. Também é possível adquirir ingressos para eventos individuais, podendo haver descontos, subsídios ou outras ajudas para quem não puder pagar o preço integral.

Alguns festivais foram eventos únicos, enquanto outros, como o  Transit Festival organizado por Julia Varley no Odin Teatret, Dinamarca, desenvolveram edições regulares. O Transit acontece aproximadamente a cada três anos desde 1992 e é o maior dos festivais com um programa intensivo de 10 a 12 dias. Para quem é novo na rede, participar de um festival Transit é a melhor oportunidade de mergulhar no mundo Magdalena, conhecer mulheres artistas de todo o mundo e experimentar o trabalho e os métodos de treinamento de uma variedade de mulheres fazedoras de teatro. As participantes ficam hospedadas juntas, as refeições são compartilhadas com todos as artistas, e também há a oportunidade para as interessadas ​​aprenderem mais sobre o Odin Teatret.

A partir de 2020, os festivais Magdalena foram realizados no País de Gales, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Alemanha, Peru, Chile, Argentina, Nova Zelândia, Colômbia, Austrália, Espanha, Cuba, EUA, Cingapura, Brasil, Itália, França, México, Índia e Equador.

Qualquer pessoa que esteja pensando em organizar um festival Magdalena deve primeiro ter comparecido a pelo menos dois festivais Magdalena e deve discutir suas ideias com alguém da rede. Diretrizes para auxiliar no planejamento e organização de um festival Magdalena estão disponíveis aqui (download PDF).

Tantidhatri poster 2016