New Year's Greetings from Jill Greenhalgh

Em primeiro lugar - a todas um feliz ano novo e eu sinceramente confio que todos nós iremos reunir-nos com toda a resistência e amor que temos para combater o absurdo que está ocorrendo na política mundial. Amigas brasileirs dizem 'continue fazendo poesia - eles odeiam isso'.

Aqui no Reino Unido, os resultados das eleições de 12 de dezembro foram um choque - não imaginamos um resultado tão ruim assim. Mas parece que é o mesmo nos EUA, no Brasil, na Austrália e em toda a mente populista que entorpece as posições políticas em todo o mundo. Eles surgiram em nós através das mídias sociais, através de notícias falsas, através de slogans de três palavras: 'Faça o Brexit acontecer', 'mantenha a América ótima', através de mentiras venenosas. Não estávamos prestando atenção suficiente e agora temos que criar um antídoto. Todos nós precisamos de uma Jacinda Arden. Ela prova que é possível liderar com humanidade, integridade, justiça e cuidado.

Livia Gaudencio, 2019

O último ano foi marcante para a Magdalena: começando com o inspirador Tandihatri festival de Parvathy em Kolkata, Índia, em janeiro; Mujer, Teatro y Banquete do Magdalena Segunda Generacion - em maio - outro grande festival, apesar da economia em colapso da Argentina -, são prolíficos; Em junho, Katrin Faber's Singing our Place em Arhus, na Dinamarca, colaborou estreitamente com antecedendo ao 9º Festival de Transit - Hope in Action - de Julia Varley em Holstebro, um apelo intransigente às armas com o esperado programa massivo, tão cheio de coração. 

Em setembro, em Belo Horizonte, Brasil, Livia Gaudencio criou sua primeira Magdalena - O Levante - e como produtora experiente realizou um festival realmente emocionante e bem organizado, que foi uma alegria de participar (Livia é retratada à direita em sua performance) Urucum - Oráculo de Corpos Demarcados, dirigido por Violeta Luna). Ao mesmo tempo, Helen Varley Jamieson e Raquel Ro estavam criando seu quarto evento em Munique, o Knot Festival, que acabou com o terceiro Internationales Frauen-Theatre Festival de Bárbara Luci Carvalho, em Frankfurt. E em outubro, Marion Coutarel dirigiu sua segunda Magdalena Montpellier - Visible/Invisible - ligando vários locais e organizações culturais em toda a bela cidade do sul da França. E, finalmente, Thais Medieros e seu grupo criaram um programa de eventos de três meses em um site extraordinário em São Paulo chamado Vila Itororó (foto abaixo), nomeando apropriadamente a residência Ocupaçao Magdalena 2019.        

Jill Greenhalgh at Multicidade 2018. Photo: Renato Mangolin.

Tive a honra de assistir a alguns desses eventos, mas não a todos, e também tive o prazer de ter Meg, minha filha mais nova, me acompanhando como artista por seu direito.

À medida que envelheço, tenho que admitir que estou mais ansiosa por viajar. Não é lógico, porque fiz tantas viagens solo na minha vida, mas algo estranho está se passando no meu estado mental. Talvez seja culpa de fazer voos de longo curso. Um sentimento que fica cada vez mais forte que me diz que, para não causar mais danos, devo fazer menos, não mais. A emergência climática não pode mais ser ignorada e todos somos culpadas. E sinto que isso está criando - pelo menos em mim - uma onda de choque existencial, deixando-me tropeçando e me perguntando diariamente o que devo fazer. 

Agora, na Austrália, podemos ver a raiva que a Natureza está expressando e a mesma raiva será sentida em todo o mundo. Ela está lutando e vencerá. Ela não está mais disposta a oferecer seus presentes apenas para que sejam abusados ​​- ela não é mais benevolente e confiante - ela está exigindo que nos reconectemos com o conhecimento antigo dos povos indígenas de todos os continentes. Eu me pergunto se podemos ou perdemos a capacidade de nos movermos mais devagar, causar menos danos e ouvir?

Fazemos nosso trabalho e nossas reuniões - isso é forte e dá força; é positivo e corajoso - mas podemos tornar nosso trabalho e nossas reuniões neutros em carbono? Esta é a minha pergunta para 2020 e é difícil.

Vila Itororó