4º Festival Mestiza 2021
Em setembro de 2021 realizamos a 4ª e 1ª versão online do Festival Mestiza, Chile. Nosso tema foi 'Além do Limite', pois durante o processo de criação e curadoria, percebemos que a pandemia havia forçado muitas de nós a expandir e reinventar nossos horizontes criativos. Tivemos que desenvolver estratégias que nos permitissem continuar trabalhando e reinventando o palco. Abordando através de diferentes perspectivas a intersecção das artes cênicas com a bidimensionalidade e o aparente distanciamento do formato audiovisual.
As peças a serem exibidas durante o festival foram Além de um show gravado ou de uma vídeo-performance. Confirmamos que as mulheres estão fazendo contribuições significativas no que diz respeito à investigação das linguagens transdisciplinares. Em particular, pudemos observar a utilização de ferramentas audiovisuais ao serviço do cênico, tentando dar vida e transmitir as emoções próprias das artes cara a cara.
O que é que deve ficar para se conseguir "o cênico" da tela?
Embora ainda estejamos em busca de uma resposta, sabemos de forma concreta que existem propostas sólidas em novas dramaturgias como "Pluriverso" escrita por Ana Harcha e "La Compañera" da companhia Malamadre no uso de dispositivos e plataformas, ambas do Chile. Também "Be like Body - Obsolete" de Suzon Fuks da Austrália e "#Bernarda" de Simil Teatro do Uruguai em busca da natureza viva da arte cênica. Todas as obras integraram a grade deste 4º Festival Mestiza, 1º online.
A experiência de um festival online nos permitiu garantir que a exploração nestas linguagens abre caminho para a desterritorialização do público, para chegar a pessoas que estão a quilômetros de distância dos artistas em cena.
Neste sentido, inúmeras mulheres artistas têm conseguido oferecer espetáculos de palco virtual sólidos, que merecem ser valorizados e catapultados pelos festivais de Magdalena, sempre dando visibilidade ao trabalho realizado por mulheres.
Mestiza Festival Team
Traducir por Janaina Matter