Um solstício significativo
O solstício de inverno me pareceu mais significativo este ano. Eu comecei a jardinar mais. Além disso, estou muito consciente da escuridão, do frio e do bem-estar com uma pandemia global e com o destaque de séculos de terror através dos atuais protestos #BlackLivesMatter muito presentes em Aotearoa Nova Zelândia.
Nasci em Te Whanganui-a-Tara Wellington, em Aotearoa. Meus pais vieram da Escócia e da Inglaterra, ambos de ascendência branca. A família da minha avó cultivou terras em Aotearoa adquiridas em 1912, legado de um ato do parlamento (Ato Terras Nativas 1865) que era "para incentivar a extinção de tais costumes proprietários [nativos]".
Eu vejo muitas mulheres que investem energia em suas comunidades para trazer luz à injustiça. Elas sempre existiram. Essas mulheres propõem maneiras diferentes, educam e compartilham informações, modelam e encorajam cuidados e compaixão, e usam a raiva para alimentar mudanças. Sinto essas vozes muito fortemente nas semanas atuais. Me pergunto se é apenas na minha própria esfera que isso é sentido? Espero que o privilégio branco e a brancura invisível que mantém o racismo sistêmico firmemente no lugar estejam sendo abertos como um conceito para os brancos. Estou preocupada com as pessoas se retirando de volta para a torre e batendo os portões. Veja o eloquente artigo de Lani Wendt Youngs 2019 Stories from the Wild (Histórias da natureza) para sua opinião sobre guardiões de voz. A conversa sobre racismo parece estar mais em toda parte e parece diferente.
Estou olhando, ouvindo e aprendendo - aprendendo quando posso influenciar, aprendendo quando calar a boca, aprendendo sobre a história da minha família e do meu povo no mundo. A Doutrina da Descoberta e a linha do tempo da colonização da Índia em relação a Aotearoa são interesses atuais.
Estou pensando no que aprendi com a performance do Rongowhakaata Iwi Trust no ano passado Todos os caminhos levam a Ngātapa, sobre pessoas contando suas próprias histórias. #AllRoadsLeadToNgātapa #OURStoryOURWay. https://www.youtube.com/watch?v=QEJ7aOFZutE. É importante para mim considerar o que o aniversário de 250 anos do navio inglês liderado pelo capitão Cook chegando em Aotearoa significa para mim. Significa violência e dominação para mim.
“Como mentalidade, a Doutrina da Descoberta reitera o direito de conquistar em prol da expansão imperial. Essa mentalidade está no centro das memórias corporativas e alimenta o processo de mudança climática e poluição dos oceanos, que colocam em risco nossa própria existência. ”
Tina Ngata 2019 (‘Kia Mau, Resisting Colonial Fictions’ ISBN 978-0-473-49495-7)
Estou editando a Wikipedia, desenhando para a dança contemporânea, pesquisando teatro e construindo uma comunidade em torno de um espaço de jardim no meu subúrbio. Madeline McNamara, Jade Eriksen, eu e outras pessoas estamos aguardando notícias de um edital para Madeline e Jade desenvolverem um novo espetáculo Liminal Splits e Other Basic Deceits (Divisões Liminais e outros Enganos Básicos). Um grupo de jovens mulheres apresenta sua palavra falada em um comício de Black Lives em Tāmaki Makaurau Auckland e uma MP de mulheres jovens publica-a nas mídias sociais: “Então nos diga para ficarmos quietas e saiba que não ficaremos” Ngā Hinepūkōrero junho 2020 https://youtu.be/C5tjP4yndjc. Tina Ngata, autora e ativista, transforma seu site em um Patreon para obter fundos para a clareza e pesquisa que suas palavras criam: https://www.patreon.com/tinangata/posts
E eu celebro um pequeno protesto no meu local. Uma placa de rua talvez nomeada em homenagem ao Captain Cook foi sutilmente alterada para Cock Street (Rua "pênis").
Lisa Maule
Magdalena Aotearoa
Lisa Maule é designer e produtora em artes performáticas e eventos sediada em Aotearoa Nova Zelândia.
Traduzido por Janaina Matter.
Post script:
A perspectiva da ONU sobre o impacto da doutrina da descoberta (maio de 2012)
“O Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas concluiu sua décima primeira sessão com a aprovação de um conjunto de nove projetos de recomendações, destacados por um texto aprovado sobre o tema especial, o impacto contínuo da Doutrina da Descoberta sobre os povos indígenas e a reparação correta. Esse princípio cristão do século XV foi denunciado ao longo da sessão como a raiz "vergonhosa" de toda a discriminação e marginalização que os povos indígenas enfrentam hoje.
Captura de fotos / créditos
- Lisa Maule, selfie 2020
- Sketches of determined women by Lisa Maule
- Kia Mau book cover
- Photo 2 from L to R. Lisa Maule. Performance (with red coat). Kaea Hills, Tiowaana Harrington, Manea Swann
- “All Roads lead to Ngātapa” 2019 Te Papa Tongarewa, Wellington, NZ. Screen grabs from video by the Rongowhakaata Iwi Trust