Alfaiataria - Abrindo um Espaço de Arte em Curitiba, Brasil

Hoje, 02 de novembro de 2019, celebramos a abertura de um novo espaço. Quero contar que é um espaço de arte, físico e simbólico e que ele está localizado no sul do Brasil, em Curitiba, Paraná. 

 

Hoje, é dia de finados, dia das mortas e mortos e nós aqui, vejam só, juntas celebrando um nascimento. Abrimos no final do ano, no que parece ser o final dos tempos. Deve ser mesmo coisa de artista, alguém pode pensar, trabalhar na oposição, ser “do contra”, um certo instinto para fortalecer os músculos e a respiração, continuar viva na pororoca de lama, óleo e fogo que nos assola. 

 

Mas eu gostaria de dizer, que penso mesmo que nós artistas trabalhamos à favor ... da arte, da sensibilidade, do pensamento crítico, da paixão, do entusiasmo pela vida, do encontro, do amor. 

 

Sim, somos seres passionais, respiramos dores e prazeres do mundo, sentimos tudo. Abrimos espaços. O que é preciso pra abrir um espaço?  

 

Não sei se você sabe, mas aqui temos um prédio com paredes originais de mais de 100 anos. Aqui já tem história, de tecidos alinhavados, botas pesadas, máquinas de costura, artigos militares, rostos carrancudos... Não penso que nos cabe apagá-la, mas penso sim que nos cabe ressignificá-la. Colocamos plantas nos coturnos. Com todo respeito à memória desse espaço e aos ascendentes que a construíram, parece que hoje é urgente trabalhar pela via do afeto. Parece mesmo urgente falar de e com amor, educação, compreensão. Afeto não se vende, sabemos todas, é preciso construí-lo. Que caminho longo esse! Para construir afeto é preciso espaço - simbólico e físico - e tempo. Espaço onde possamos trabalhar na subjetividade de sujeitas, na colaboração e na potência dos encontros. Estarmos juntas. 

 

É claro que como eu, você também sabe que para um espaço existir ele precisa de gente, ideias e ações para fazer a Terra

girar. Estou feliz que você esteja aqui hoje, física ou simbolicamente. Espero poder contar com você nessa caminhada que começa agora e não sabemos onde vai dar. Tomemos uma boa dose de coragem pra seguir em frente e nos demos as mãos. Não solto.

 

Quanto à Alfaiataria, a partir de agora, aqui se faz arte. se respira arte. se produz arte e conhecimento. se compartilha afeto. se encontra. nos encontramos. aqui é olho no olho. história em tempo real. um quintal no centro da cidade. flores plantadas em coturnos. aqui é espaço de artistas, de lgbts, de Brasil e de mundo e de quem quiser estar junto. aqui se admite amor a toda hora seja como for. Somos hetero friendly.

 

E sendo hoje dia de finados, agradeço às antepassadas todas que também estão aqui hoje, peço seu axé e proteção no caminho. Um brinde aos espaços, físicos e simbólicos! Um brinde à Alfaiataria!

 

Evoé!

 

Janaina Matter

www.alfaiataria.art