Notas para um momento de caos

Observe que esta é uma versão resumida. A versão completa está aqui em inglês e italiano.

Em um período como o que estamos vivendo, permeado pela experiência absurda do Covid, essa onda política mundial que não protege nada do que é essencial, como a natureza que nos cerca, como posso estar presente e ainda acreditar em um futuro ?


Me questionava sobre isso há três anos atrás, tanto como pessoa como como artista, e também cheguei a questionar-me porque faço teatro.

O Teatret OM, do qual sou diretora artística, tem sede na Dinamarca. Há dezessete anos nos tornamos um teatro regional patrocinado pelo estado. Esse era um desejo, um sonho realizado depois de muitos anos de trabalho, poder viver do nosso trabalho e ter o nosso próprio teatro.

Like a Lily, Teatret OM, 2022No início do nosso contrato como teatro regional dedicamos dois anos (com interrupções) a trabalhar num espectáculo, em solidão concentrada. Achei que seria uma bela lembrança do nosso começo.

Em 2020, estive na Índia por três semanas no Parvathy Baul Ashram. A primeira vez que encontrei Parvathy foi no Transit em 2009, e continuamos a nos encontrar ao longo dos anos. Em 2020 decidimos fazer um trabalho juntas.

Esse desejo foi imediatamente esmagado pela Covid, mas transformou-se em sonho. Um desejo é diferente de um sonho; um desejo é algo mais terrestre, algo para caminhar mais próximo. Um sonho é algo mais distante, algo para o qual você deve voar, e para isso você deve criar asas.

Continuamos a nos encontrar online, e sinceramente a certa altura pensei que não íamos continuar, mas o sonho tornou-se realidade e chama-se “Like a Lily” (como um lírio) e terá a sua estreia em abril de 2023. É um concerto-performance que outros também acreditaram e investiram. Francesca Romana Rietti e Roberto Diana foram companheiros fiéis neste caminho incerto e sem horizonte.

As alianças devem continuar a existir mesmo quando são bloqueadas por eventos maiores do que nós."

Por Sandra Pasini
Ringkøbing, January 2023

Traduzido por Jana Matter

Coexistence, Teatret OM, 2022     Coexistence, Teatret OM, 2022